HISTÓRIA

"Quando valorizamos
uma única vida,
valorizamos toda
a humanidade."

Dra. Glória Brunetti

Ao decidir ser médica infectologista fiz minha residência justamente no Hospital Emílio Ribas, onde se iniciava naquele período da década de 80, a epidemia de AIDS. Aquela grave situação, em especial na população jovem e ativa, naquele momento ainda sem terapêuticas eficazes, muito me impactou. Como médica concursada pelo Estado, trabalhei também no Centro de Treinamento e Referência AIDS.

Deparei-me com os inúmeros sofrimentos do paciente e com a falta de conhecimento e despreparo
de familiares. Muitos sem coragem de retornar para uma visita. A solidão do paciente era algo que extrapolava o tratamento médico, tornando menos eficazes até as indicações de medicamentos. 

Muitas vezes me senti impotente mas, como profissional, agora estava certa do caminho a seguir.

Em 2000 já como médica do Hospital Emílio Ribas, fui vice presidente da comissão de gerenciamento de trabalhos voluntários, organizando a estrutura do que viria a ser o atual VER. A primeira turma de voluntários foi formada em 2005. Em 2006, quando o VER foi oficializado juridicamente, ele já contava com um grupo de quase 150 voluntários atuando em onze programas. Todos eles, pessoas vindas das mais variadas atividades: donas de casa, estudantes, bancários, publicitários, educadores, sociólogos, empresários, profissionais da saúde, artistas, jornalistas, engenheiros, aposentados entre outros. Enfim, pessoas de diversas idades, formações, classes sociais, credos e raças. Com o grande propósito de ajudar o outro em situações de vulnerabilidade. Essa diversidade vem contribuindo para o sucesso do trabalho que tem sido feito.

Conforme fui me aperfeiçoando nos diversos mecanismos e ferramentas de gestão, o VER foi se destacando como uma Associação de sólidos programas humanitários, focando resultados impactantes e com retorno transparente, agregando valores à nossa sociedade.


Dra. Glória Brunetti
Médica Infectologista e Paliativista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas